Receitas Fit e Saudáveis Para o Dia a Dia

Hoje vou falar de mais um assunto que aaaamo: comer.

Mas melhor que comer, é comer saudável, concorda?

Pensando nisso, preparei um texto bem completo para você que quer aprender a comer de forma mais saudável, preparando receitas fit bem gostosas em casa.

Levar seu almoço para o trabalho é mais barato do que comprá-lo todos os dias. Mas deve ser saudável!

Nossos esforços para perder e manter peso dependem do que comemos durante o dia.

Quando trabalhamos em escritório, passamos a maior parte do tempo sentadas, ficando boa parte do dia sedentárias. Nesses casos, o almoço que levamos para o trabalho é super importante, devendo ser o mais saudável possível.

Pensando nisso, preparei algumas dicas de menus para você levar para o trabalho. São sugestões de comidas saudáveis que substituem os junk foods (comidas pouco saudáveis, por conterem gordura demais e outros ingredientes prejudiciais ou mal balanceados), que só te fazem mal.

1 – Substitua embutidos por frango ou bife grelhado, carne assada e tofu

receitas-fit2

A proteína é um grande componente de cada refeição. Faz você se sentir satisfeita, reduzindo a ansiedade por açúcar.

Porém, nem todas as proteínas são iguais. As utilizadas para fazer frios (os chamados charques) são um exemplo disso. Os produtos de charcutaria têm proteínas, mas contêm muito sódio, gordura e outros aditivos.

Salames, mortadelas e presuntos, nem pensar. Troque sanduíches de presunto por peito de frango grelhado ou assado. Se você fizer questão de comer frios, opte por aqueles feitos com carnes magras, como perus e frangos.

2 – Substitua pão branco por pão integral

Os sanduíches caseiros são melhores que os hambúrgueres e o pão que você usa pode fazer toda a diferença, quando se trata de sua saúde.

Pães brancos são cheios de farinhas refinadas, que aumentam seu nível de açúcar no sangue. Além disso, pouco depois de comê-los, você sente fome novamente.

O pão integral tem nutrientes essenciais e fibras que ajudam a regular sua digestão. Eu sempre escolho pão de centeio para fazer meus sanduíches.

3 –Substitua arroz integral por quinoa

O arroz integral não é uma má escolha, mas a quinoa é mais nutritiva, principalmente por conter fibras e proteínas. Adicionar quinoa às saladas é uma ótima maneira para você se sentir mais saciada, mais satisfeita.

Faça uma quantidade suficiente para durar uma semana. Assim, você terá sempre uma porção diária para levar para o trabalho.

4 – Troque o suco pela fruta

Apesar de conter açúcares naturais, quando se faz o suco a maior parte das fibras é retirada,. Você acaba bebendo um líquido açucarado, com baixo teor de fibras.

A melhor opção é comer a fruta inteira, uma laranja ou uma maçã. Essas frutas contêm fibras e outros nutrientes, que são quase totalmente retirados, quando se faz o suco.

5 – Nada de maionese, use mostarda

Embora bastante saborosa, a maionese contém gordura saturada e açúcar. Trocá-la por mostarda permite reduzir o teor de gordura e de açúcar da sua refeição, mantendo um sabor delicioso.

Use mostarda em sanduíches e na salada, misturando-a com azeite e suco de limão. Eu também adoro fazer sanduíches de centeio com frango e mostarda.

6 – Pipoca ao invés de batata frita

Batatas fritas contêm muita gordura saturada e sódio. São consideradas junk foods. Se você quer um lanche crocante, troque a batata frita por pipoca sem óleo, feita no micro ondas, com um pouco de sal. Não perde o sabor.

7 – Substituir Massa Branca por macarrão de abobrinha

receitas-fit

Macarrão de abobrinha é uma ótima alternativa ao macarrão feito com massa branca. Pode ser facilmente feito usando um processador manual tipo spiralizer, que transforma vegetais em macarrão.

É ótimo no verão, quando você sente vontade de comer pratos leves. Eu gosto de misturar macarrão de abobrinha com bastante molho marinara!

Não é difícil ter uma alimentação saudável e saborosa! Desfrute de todos os alimentos que você gosta, simplesmente fazendo as melhores escolhas.

Sua saúde e sua cintura agradecerão.

Veja ainda, 3 receitinhas fits ótimas para seu café da manhã: